Áreas de Atuação

Ação para correção monetária dos valores vertidos à administração do fundo de previdência privada. A matéria se encontra pacificada através do verbete sumular nº 289/STJ

A correção monetária das contribuições vertidas pelo empregado e que lhe serão devolvidas em razão da extinção do contrato de trabalho e desligamento da entidade de previdência devem ser corrigidas por índices que reflitam a realidade da desvalorização da moeda, desde quando feito o recolhimento, e não apenas depois de extinto o contrato de trabalho, Súmula nº 289/STJ.

Caso seja feita a correção por índice que reflita a inflação apenas a partir da extinção do contrato de trabalho, ficará sem a devida atualização – uma vez que usados índices expurgados – todo o período que durou a relação de emprego, aumentando o prejuízo do empregado na medida em que maior foi a sua estabilidade no emprego.

No momento em que perde o emprego e a garantia que lhe assegurava a entidade de previdência privada, o empregado se retira com menos do que contribuiu, – e esse menos é sabidamente de percentual muito expressivo -, para deixar com a entidade bilionária aquilo que corresponde a real valorização do seu crédito.

Certamente que os cálculos atuariais da entidade de previdência não se fundamentam na devolução a menor a ser paga aos associados que se retiram.

Por isso, a regra estatutária poderia ser mantida se refletisse um critério seguro, entre outros muitos, para a conservação do valor das contribuições a serem devolvidas.

Quando isso não acontece, pois os critérios adotados para a época são expressivamente prejudiciais ao associado, devem eles ser abandonados, para que se garanta a real valorização das importâncias vertidas durante todo o período.” (EREsp287954 DF, Rel. Ministro RUY ROSADO DE AGUIAR, SEGUNDA SEÇÃO, julgado em 23/10/2002, DJ 09/12/2002)

O próprio estatuto da Previ garante, em seu artigo 9º, na alínea ‘a’, do Estatuto de março/80, e no artigo 8º, do Regulamento do Estatuto de 1997, que as contribuições seriam restituídas monetariamente corrigidas, acrescidas de juros, não se prestando ao regulamento restringir esse direito previsto estatutariamente”.

Contato

Fale Conosco

Nome


Telefone (com DDD)


Email


Mensagem


Cliente JCA?

SIM | NÃO



Trabalhe Conosco

Nome


Telefone (com DDD)


Email


Você é estudante ou já tem formação no curso de Direito?


Se for estudante, está cursando qual semestre?


Você tem interesse para contratação para estágio ou CLT?


Qual é a sua disponibilidade de horário?


Qual sua pretensão salarial?


Em qual área do Direito você deseja atuar?


Porque você escolheu essa carreira?


O que te levou a se candidatar a uma vaga no escritório JCA Advogados Associados e como você teve conhecimento do nosso site?


Relate suas experiências profissionais passadas.


Fale sobre você.



Newsletter

Inscreva-se em nosso newsletter e receba as últimas Notícias, Leis e Jurisprudências.

Nome


Email



Localização

SIG SUL, Quadra 4, Lote 25 - Centro Empresarial Barão de Mauá - Sala 109
Brasília - DF - CEP 70610-440 Telefax: (61) 3966 7777
E-mail: jca@jca.adv.br